quinta-feira, 21 de março de 2013

Referencial Curricular

Está disponível o Referencial Curricular para o Ensino Religioso de Roraima. Pretende-se com isto facilitar o acesso dos professores ao referecial que foi construído coletivamente nos encontros do início do ano letivo de  2013:

REFERENCIAL CURRICULAR PARA O ENSINO RELIGIOSO - RR

1. OBJETIVO

1.1 Objetivo Geral: valorizar o pluralismo religioso e a diversidade cultural característico da sociedade brasileira, compreendendo as diversas formas de concepção do transcendente na superação da finitude humana e que determinam,  subjacentemente, o processo histórico da humanidade.
1.2  Objetivos Específicos:
  • Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas recebidas no contexto do educando;
  • Subsidiar o educando na formulação do questionamento existencial, em profundidade para que ele possa dar sua resposta devidamente informada;
  • Analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais;
  • Facilitar a compreensão do significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas;
  • Refletir sobre o sentido da atitude moral, como conseqüência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano;
  • Possibilitar esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável.

2. EIXOS TEMÁTICOS:

EIXO 1: Cultura de tradições religiosas:
             1  Filosofia e tradição religiosa: A ideia do transcendente na visão tradicional e na visão atual;
                1.1  Filosofia Tradicional: O homem pouco se conhecia;
                1.2  Atual: O homem conhece a si mesmo;
                1.3  A diversidade religiosa na visão tradicional e contemporânea.
             2  História e tradição religiosa: Com a evolução da história os conflitos religiosos foram diminuindo e houve o aumento de algumas denominações religiosas.
               2.1  A evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas no decorrer dos tempos;
               2.2  A origem e a evolução das tradições religiosas;
               2.3  A evolução da estrutura religiosa no Brasil.
            3  Sociologia e tradição religiosa: Os grandes líderes políticos influenciaram de forma direta na escolha religiosa de seus povos.
               3.1  A função política das ideologias religiosas;
               3.2  A função social das diversas religiões;
            4  Psicologia e tradições religiosas: Em todas as religiões a questão da psicologia é latente pois a influência dos líderes é notada nos formatos das religiões (sermões, castigos, direcionamentos):
              4.1  A tradição religiosa na construção do inconsciente pessoal e coletivo;
              4.2  A inter-relação religiosa.

EIXO 2: Ritos
            1  Rituais:
               1.1  Religiões afro-brasileiras;
               1.2  Religiões indígenas;
               1.3  Budismos;
               1.4  Cristianismo (católicos e evangélicos);
               1.5  Islamismo (muçulmanos);
               1.6  Judaísmo;
               1.7  Espiritismo.
            2  Significados dos rituais religiosos.
            3  Os símbolos mais importantes de cada tradição religiosa.
            4  A espiritualidade como experiência religiosa, elemento vital para o fiel e suas formas de se relacionar com o sagrado (oração, culto, missa, etc).

EIXO 3: Textos sagrados
            1  Revelação: a manifestação do sagrado nas tradições religiosas através da pessoa ou indivíduo escolhido pela divindade, na qual o mesmo o representa:
               1.1  Judaísmo: Torá
               1.2  Cristianismo: Bíblia e profetas.
               1.3  Islamismo: Alcorão
               1.4  Hinduísmo: Sacerdotes
               1.5  Espiritismo: Evangelhos, textos psicografados.
            2  História das narrativas sagradas: A origem dos acontecimentos religiosos dos textos revelados:
               2.1  Mitos;
               2.2  Formação dos textos sagrados
               2.3  Cristianismo e Judaísmo: Abraão e a fé.
            3  Cultura textual: A influência do contexto social, político e religioso determinante para a redação final dos textos sagrados.
               3.1  Contexto social, político e religioso;
               3.2  Cristianismo e Judaísmo: Moisés e as leis;
               3.3  Indígenas: sem regras aparentes.
            4  Exegese: explicação dos textos sagrados revelados e a percepção humana sobre Deus através da observação dos sinais pelo qual a divindade se manifesta.
               4.1  Análise;
               4.2  Interpretação.

EIXO 4: Ethos
            1  Normas, tradições religiosas e diversidades dos costumes referentes a:
               1.1  Família;
               1.2  Sociedade.
            2  Como as religiões tratam das questões relacionadas com:
               2.1  Violência;
               2.2  Sexualidade;
               2.3  Drogas;
               2.4  Trabalho;
               2.5  Aborto, etc.
            3  A fundamentação dos limites éticos e valores morais propostos pelas várias tradições religiosas:
               3.1  Direitos
               3.2  Deveres
               3.3  Respeito às diferenças culturais e religiosas.
            4  O comportamento ético.

    EIXO 5: Teologia
            1  Divindades: cada povo desde os primórdios adorava deuses representado algumas vezes por fenômenos da natureza, animais, imagens, etc.
            2  Verdade de fé: cada religião  crê em determinados símbolos, rituais.
            3  Vida além-morte: crença das tradições religiosas em relação à morte.

3. METODOLOGIA.
Considerando que o ato de construção do conhecimento se dá a partir da relação sujeito-objeto, cabe ao professor munir-se de um instrumento (método) que o auxilie nessa articulação.
De modo geral o professor de Ensino Religioso deve:
  • Observar. 
  • Informar-se.
  • Refletir sobre o que observou e se informou.
A abordagem didática dos conteúdos deve respeitar uma sequência cognitiva para que o processo de aprendizagem se dê numa continuidade, pois se “aprender é construir significados, ensinar é oportunizar essa construção”. Para que isso aconteça de maneira mais adequada, é necessário que se considerem o ensino religioso:
  • A construção do conhecimento a partir daquilo que o aluno conhece de si e de sua tradição religiosa.
  • A possibilidade de aprofundamentos.
  • A complexidade dos assuntos religiosos. Tendo em vista a pluralidade cultural que compõe o Brasil.
  • Ações didáticas em sala que promova a interação.
  • Conteúdos e procedimentos didáticos que levem em consideração a Faixa Etária e o ambiente cultural de interesse do aluno.

4. AVALIAÇÃO.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais apresenta a avaliação como contínua e sistemática, parte integrante e intrínseca ao processo educativo, com a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica.
  • Para o professor permite reflexão sobre a prática, para revê-la, reorientá-la, recriar e reorganizar seus instrumentos de trabalho.
  • Para escola os resultados da avaliação possibilitam localizar as falhas e os limites da ação pedagógica e definir prioridades.
  • Para o aluno a avaliação é um instrumento que permite tomar consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para reorganização e investimento na tarefa de aprender.

AVALIAÇÃO INICIAL: é investigativa. Pode ser feita no início do ano ou início de conteúdo.
      _ Instrumentaliza o professor para que possa pôr em prática seu planejamento de forma adequada;
       _ Atende às características dos alunos.
       _ Levanta suas concepções prévias sobre determinados conteúdos, para possibilitar ao professor estruturar sua programação.
       _ Serve para gerar novos conhecimentos e para o aluno tomar consciência do que já sabe.
No Ensino religioso esse procedimento possibilita o reconhecimento de grupos culturais religiosos diferentes, identificados nas várias crenças dos próprios educandos e suas posturas em relação à própria fé, como, por exemplo, os radicalismos.

AVALIAÇÃO FORMATIVA: É formal e Sistemática, deve ser organizada de acordo como os conteúdos significativos, e que levem ao conhecimento. Acompanha o processo, considerando o contexto, a faixa etária e o desenvolvimento pessoal do aluno.
  • Observação sistemática (registros em tabelas, listas, diário de classe).
  • Análise de produções dos alunos.
  • Atividades específicas (seminários, construção de textos, círculos de debates).
  • Auto – avaliação (reflexão).
No Ensino Religioso essa etapa tem como referencial a capacidade de percepção das diferenças entre as tradições religiosas, gerando o diálogo, a construção e a reconstrução do conhecimento do fenômeno religioso.

AVALIAÇÃO FINAL: Consiste na aferição dos resultados que indicam o tipo e o grau de aprendizagem que se espera que os alunos tenham realizado a respeito dos diferentes conteúdos essenciais.
Obs.: É importante lembrar que os conteúdos absolvidos são mensurados apenas como recebimento da informação haja vista, que a vivência e a real aceitação dos preceitos religiosos é de caráter subjetivo do indivíduo.

5. REFERÊNCIA.
FONAPER. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. (Col. Caderno temático nº 01), 2000.

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