terça-feira, 11 de junho de 2013

A presença do Dr. Newton Cabral


O Prof. Dr. Newton Cabral, professor da Unicap – Universidade Católica de Pernambuco –, doutor em história, esteve em Roraima para realização de um seminário sobre História oral para os integrantes do Mestrado em Ciências da Religião. Aproveitamos sua presença e fizemos uma reunião com os professores do Ensino Religioso de Roraima para que ele explicasse sobre o funcionamento do Mestrado da Unicap. Sua colaboração foi importante para aqueles que desejam fortalecer ainda mais os seus conhecimentos a respeito da Religião voltada para o seu estudo científico. O Prof. Newton fez explanações sobre como o Curso de Mestrado funciona, suas metodologias, suas disciplinas e sobre a construção de projetos para a seleção do mestrado.

O Seminário ministrado pelo Prof. Dr. Newton Darwin de Andrade Cabral teve uma repercussão muito significativa entre os mestrandos. Estão elencados aqui o que alguns deles escreveram sobre suas impressões sobre o “Seminário sobre História Oral”: “Tivemos dois dias de um conhecimento estupendo. Tiramos todas as dúvidas com relação aos depoimentos orais os quais quase ninguém sabia o que significava. Tivemos uma aula proveitosa e muito diálogo sobre o nosso curso que nos enriqueceu muito, no entanto só temos a agradecer pela presença do prof°. Dr. Newton Cabral.”

O passeio com o Prof. Dr. Newton

Após uma chegada cansativa de Recife para Boa Vista e dois dias de seminário, certamente muito cansativos fizemos um tour bem diferente com o Prof. Dr. Newton Cabral. Eu e Jacilda levamos o professor para visitar uma comunidade indígena próximo da cidade na região da Serra da Lua, chamada Malacacheta, aproximadamente 38 km da capital, Boa Vista.

No caminho perguntamos a dois índios que encontramos onde ficava a Maloca e tivemos como resposta: “Pode torar aí na estrada, até chegar na serra”. Chegando lá encontramos a senhora Lucila que logo se apresentou “Eu sou Wapichana e sou parteira”. Ela nos apresentou a professora da escola que ensina a língua materna (Wapichana). Nos apresentamos também e Dona Lucila nos convidou para ir para um galpão onde a comunidade realiza festas, próximo à escola. Após as informações dadas por Dona Lucila conhecemos o Sr. Simeão, Coordenador Regional da Região da Serra da Lua. Ele nos contou sobre a situação da região. Nos deu diversas informações acerca da região e das terras indígenas do Estado de Roraima.

Fomos convidados para ir à casa do Senhor Simeão e tiramos algumas fotos. O Prof. Newton tomou um pouco de pajuaru (um tipo de caxiri forte) e conversamos sobre muitos assuntos em especial referentes às dificuldades das estradas, da política local e da cultura e costumes indígenas. Ele estava admirado com a folha do caimbé, uma árvore típica daqui dos nossos campos, e que é utilizada como planta medicinal pelos Wapichana.
Chegamos à Boa Vista com nosso carro cheio de lama. Parecia até que tínhamos feito um rally pelo Estado. Mas fomos a apenas 38 km e bem devagar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seus comentários ou colaborações