terça-feira, 11 de junho de 2013

Formação continuada - 02/05/2013

A reunião da formação continuada dos professores do Ensino Religioso de Roraima teve como objetivo explorar os aspectos relacionados à filosofia que têm relação com as tradições religiosas. Fizemos uma formação que pudesse ampliar o conhecimento filosófico e religioso. Os outros focos desta formação foram: proporcionar aos professores uma fundamentação filosófica para o uso nas salas de aulas do Ensino Religioso, compreender o texto base dirigido aos alunos para aprofundar a compreensão das relações entre filosofia e religião, esclarecer acerca do Ensino Religioso e em referência às dúvidas sobre o Mestrado em Ciências da Religião.


Tivemos um momento de espiritualidade, realizada pelo Prof. Ronalson Moura, ligado ao Espiritismo, dado que a cada encontro procuramos proporcionar algum tipo de espiritualidade para o conhecimento do modo de se manifestar em cada uma das religiões. Foram esclarecidas as ligações em relação à ideia da reencarnação e o maneira como os espíritas refletem sobre esta temática.

Após isto o Prof. Manoel Rabelo, Coordenador do Ensino Religioso, teve a oportunidade de discorrer sobre a temática filosófica e religiosa. A explanação apresentou os principais elementos históricos da filosofia que são significativos para o estudo das religiões.


Depois disto o Prof. Francisco Ribeiro informou sobre a possibilidade de estender o convênio realizado entre a Unicap e o Estado de Roraima, já realizado com o primeiro grupo de mestrado no primeiro semestre de 2013. O Prof. explicou sobre a preparação para concorrer a uma vaga no próximo grupo do Mestrado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seus comentários ou colaborações