quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Congresso do Ensino Religioso

Diversos professores de Roraima participaram do Congresso do Ensino Religioso em Juiz de Fora, realizado entre 3 e 5 de outubro de 2013. Abaixo está o Boletim 70 do FONAPER, no qual descreve as atividades desenvolvidas pelo Congresso:

Prezado/a educador/a:
Segue um breve relato das atividades desenvolvidas no VII CONERE que, teve seu início na última quinta-feira (03), na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG). Foi realizado no anfiteatro 1 do Instituto de Ciências Humanas (ICH) com a participação de uns 320 professores e pesquisadores provenientes de diversas regiões do Brasil. Os participantes foram recebidos com uma apresentação de viola caipira, tocada pelo compositor e violeiro Fabrício Conde, natural de Juiz de Fora (MG).
Em seguida, às 18h30, deu-se início à solenidade de abertura que contou com as seguintes autoridades:
- Prof. Adecir Pozzer - Coordenador do FONAPER;
- Prof. Eduardo - Pró Reitor de Extensão da UFJF;
- Prof. Eduardo Salomão Conde - Diretor do Centro de Instituto de Ciências Humanas da UFJF,
- Prof. Arnaldo Érico Huff Junior - Coordenador do Programa de Pós-Graduação de Ciência da Religião da UFJF
- Profª. Lilian Blanck de Oliveira - Coordenadora da Rede Nacional de Licenciaturas em Ensino Religioso (RELER);
- Porfª. Marga Janete Ströher - Representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).
Entre as 19h e 21h30 a primeira mesa temática discutiu “A construção dos conhecimentos nas culturas – tradições religiosas e não religiosas”, que teve como coordenador o Prof. Dr. Faustino Teixeira (UFJF) e como expositores o Professores: Dr. Clodomir Barros de Andrade (UFJF), Dr. Agnaldo Cuoco Portugal (UnB) e o Dr. Vagner Gonçalves da Silva (USP).
A manhã de sexta-feira (4) foi destinada a realização das comunicações, momentos ricos de socializações de pesquisas, experiências e de diálogos nos 12 Grupos de Trabalho (GTs). De todos os trabalhos apresentados, em torno de 70 textos foram selecionadas para em breve serem publicados nos anais do evento. Durante a tarde, entre as 14h e 16h ocorreram 12 mini-cursos, momentos destinados ao trabalho coletivo relacionado à práticas pedagógicas em Ensino Religioso. Ainda no final da tarde entre as 17h e 19h30 aconteceu a Mesa II que tratou do tema “Os conhecimentos religiosos e não-religiosos na produção do conhecimento científico”. Os expositores foram os Professores: Dr. José Ivo Follmann (UNISINOS); Dr. Lauri Emílio Wirth (UMESP) e o Dr. Eduardo Gross (UFJF), cuja coordenação esteve a cargo do Dr. Gilbraz de Souza Aragão (ANPTECRE e UNICAP).
Na noite de sexta-feira realizou-se ainda a Assembleia do FONAPER, onde se definiu que o próximo evento, o XIII Seminário de Formação de Professores para o Ensino Religiosos (SEFOPER) ocorrerá em Belém do Pará, na Universidade Estadual do Pará (UEPA). A noite finalizou com uma confraternização em comemoração aos 18 anos do FONAPER com um delicioso bolo mineiro recheado com doce de leite, com direito à vela, canto e palmas de parabéns. 
Na manhã de sábado (5) encerrou-se o evento com a Mesa III, que tratou da temática “A (re)construção dos conhecimentos religiosos e não- religiosos no Ensino Religioso”, tendo como expositores os Professores: Dr. Carlos Rodrigues Brandão (UNICAMP e UFU), a Dra. Anísia de Paulo Figueiredo e o Drando Elcio Cecchetti, que ocupou o espaço da Profª Lílian Blanck de Oliveira que se ausentou por motivo de doença. A coordenação da mesa ficou sob a responsabilidade do Prof. Dr. Carlos André de Macedo Cavalcanti (UFPB).
A coordenação do FONAPER agradece a parceria com a UFJF e a todos os participantes e aguarda todos/as no XIII SEFOPER em Belém do Pará em 2014.
Atenciosamente,
Coordenação FONAPER

Gestão 2012-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Insira seus comentários ou colaborações