terça-feira, 15 de abril de 2014

Referencial Curricular do ER/Roraima


Para cada Eixo do referencial curricular do Ensino religioso são disponibilizados textos que podem ser adaptados para o ensino em sala de aula. Para abrir o documento é só clicar no eixo temático para visualizar o texto.

REFERENCIAL CURRICULAR PARA O ENSINO RELIGIOSO - RR


  1. OBJETIVO.
1.1 Objetivo Geral: Valorizar o pluralismo religioso e a diversidade cultural característico da sociedade brasileira, compreendendo as diversas formas de concepção do transcendente na superação da finitude humana e que determinam, subjacentemente, o processo histórico da humanidade.
1.2 Objetivos Específicos:
  • Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas recebidas no contexto do educando;
  • Subsidiar o educando na formulação do questionamento existencial, em profundidade para que ele possa dar sua resposta devidamente informada;
  • Analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais;
  • Facilitar a compreensão do significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas;
  • Refletir sobre o sentido da atitude moral, como conseqüência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano;
  • Possibilitar esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável.
  1. EIXOS TEMÁTICOS:
  1. Filosofia e tradição religiosa: A ideia do transcendente na visão tradicional e na visão atual;
    1. Filosofia Tradicional: O homem pouco se conhecia;
    2. Atual: O homem conhece a si mesmo;
    3. A diversidade religiosa na visão tradicional e contemporânea.
  2. História e tradição religiosa: Com a evolução da história os conflitos religiosos foram diminuindo e houve o aumento de algumas denominações religiosas.
    1. A evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas no decorrer dos tempos;
    2. A origem e a evolução das tradições religiosas;
    3. A evolução da estrutura religiosa no Brasil.
  3. Sociologia e tradição religiosa: Os grandes líderes políticos influenciaram de forma direta na escolha religiosa de seus povos.
    1. A função política das ideologias religiosas;
    2. A função social das diversas religiões;
  4. Psicologia e tradições religiosas: Em todas as religiões a questão da psicologia é latente pois a influência dos líderes é notada nos formatos das religiões (sermões, castigos, direcionamentos):
    1. A tradição religiosa na construção do inconsciente pessoal e coletivo;
    2. A inter-relação religiosa.


  1. Rituais:
    1. Religiões afro-brasileiras;
    2. Religiões indígenas;
    3. Budismos;
    4. Cristianismo (católicos e evangélicos);
    5. Islamismo (muçulmanos);
    6. Judaísmo;
    7. Espiritismo.
  2. Significados dos rituais religiosos.
  3. Os símbolos mais importantes de cada tradição religiosa.
  4. A espiritualidade como experiência religiosa, elemento vital para o fiel e suas formas de se relacionar com o sagrado (oração, culto, missa, etc).


  1. Revelação: a manifestação do sagrado nas tradições religiosas através da pessoa ou indivíduo escolhido pela divindade, na qual o mesmo o representa:
    1. Judaísmo: Torá
    2. Cristianismo: Bíblia e profetas.
    3. Islamismo: Alcorão
    4. Hinduísmo: Sacerdotes
    5. Espiritismo: Evangelhos, textos psicografados.
  2. História das narrativas sagradas: A origem dos acontecimentos religiosos dos textos revelados:
    1. Mitos;
    2. Formação dos textos sagrados
    3. Cristianismo e Judaísmo: Abraão e a fé.
  3. Cultura textual: A influência do contexto social, político e religioso determinante para a redação final dos textos sagrados.
    1. Contexto social, político e religioso;
    2. Cristianismo e Judaísmo: Moisés e as leis;
    3. Indígenas: sem regras aparentes.
  4. Exegese: explicação dos textos sagrados revelados e a percepção humana sobre Deus através da observação dos sinais pelo qual a divindade se manifesta.
    1. Análise;
    2. Interpretação.


  1. Normas, tradições religiosas e diversidades dos costumes referentes a:
    1. Família;
    2. Sociedade.
  2. Como as religiões tratam das questões relacionadas com:
    1. Violência;
    2. Sexualidade;
    3. Drogas;
    4. Trabalho;
    5. Aborto, etc.
  3. A fundamentação dos limites éticos e valores morais propostos pelas várias tradições religiosas:
    1. Direitos
    2. Deveres
    3. Respeito às diferenças culturais e religiosas.
  4. O comportamento ético.


  1. Divindades: cada povo desde os primórdios adorava deuses representado algumas vezes por fenômenos da natureza, animais, imagens …
  2. Verdade de fé: cada religião crê em determinados símbolos, rituais.
  3. Vida além-morte: crença das tradições religiosas em relação à morte.


  1. METODOLOGIA.
Considerando que o ato de construção do conhecimento se dá a partir da relação sujeito-objeto, cabe ao professor munir-se de um instrumento (método) que o auxilie nessa articulação.
De modo geral o professor de Ensino Religioso deve:
*Observar.
* Informar-se.
* Refletir sobre o que observou e se informou.


A abordagem didática dos conteúdos deve respeitar uma sequência cognitiva para que o processo de aprendizagem se dê numa continuidade, pois se “aprender é construir significados, ensinar é oportunizar essa construção”. Para que isso aconteça de maneira mais adequada, é necessário que se considerem o ensino religioso:
  • A construção do conhecimento a partir daquilo que o aluno conhece de si e de sua tradição religiosa.
  • A possibilidade de aprofundamentos.
  • A complexidade dos assuntos religiosos. Tendo em vista a pluralidade cultural que compõe o Brasil.
  • Ações didáticas em sala que promova a interação.
  • Conteúdos e procedimentos didáticos que levem em consideração a Faixa Etária e o ambiente cultural de interesse do aluno.


  1. AVALIAÇÃO.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais apresenta a avaliação como contínua e sistemática, parte integrante e intrínseca ao processo educativo, com a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica.
  • Para o professor permite reflexão sobre a prática, para revê-la, reorientá-la, recriar e reorganizar seus instrumentos de trabalho.
  • Para escola os resultados da avaliação possibilitam localizar as falhas e os limites da ação pedagógica e definir prioridades.
  • Para o aluno a avaliação é um instrumento que permite tomar consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para reorganização e investimento na tarefa de aprender.


AVALIAÇÃO INICIAL: é investigativa. Pode ser feita no início do ano ou início de conteúdo.
_ Instrumentaliza o professor para que possa pôr em prática seu planejamento de forma adequada;
_ Atende às características dos alunos.
_ Levanta suas concepções prévias sobre determinados conteúdos, para possibilitar ao professor estruturar sua programação.
_ Serve para gerar novos conhecimentos e para o aluno tomar consciência do que já sabe.
No Ensino religioso esse procedimento possibilita o reconhecimento de grupos culturais religiosos diferentes, identificados nas várias crenças dos próprios educandos e suas posturas em relação à própria fé, como, por exemplo, os radicalismos.


AVALIAÇÃO FORMATIVA: É formal e Sistemática, deve ser organizada de acordo como os conteúdos significativos, e que levem ao conhecimento. Acompanha o processo, considerando o contexto, a faixa etária e o desenvolvimento pessoal do aluno.
_ Observação sistemática (registros em tabelas, listas, diário de classe).
_Análise de produções dos alunos.
_ Atividades específicas (seminários, construção de textos, círculos de debates).
_ Auto – avaliação (reflexão).
No Ensino Religioso essa etapa tem como referencial a capacidade de percepção das diferenças entre as tradições religiosas, gerando o diálogo, a construção e a reconstrução do conhecimento do fenômeno religioso.

AVALIAÇÃO FINAL: Consiste na aferição dos resultados que indicam o tipo e o grau de aprendizagem que se espera que os alunos tenham realizado a respeito dos diferentes conteúdos essenciais.
Obs.: É importante lembrar que os conteúdos absolvidos são mensurados apenas como recebimento da informação haja vista, que a vivência e a real aceitação dos preceitos religiosos é de caráter subjetivo do indivíduo.

  1. REFERÊNCIA.
FONAPER. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. (Col. Caderno temático nº 01), 2000.


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